domingo, 25 de novembro de 2012

TUNDRAS E TAIGAS


TUNDRAS E TAIGAS

TAIGA
A taiga é um bioma, encontrado em locais frios com baixas umidades, está situado no hemisfério norte, a taiga também é conhecida como florestas coníferas ou boreal. 
Sua vegetação não possui muita diversidade, pois em épocas de frio intenso a água disponível no solo congela ficando assim desprovida de água liquida, as folhas encontradas nessa região possui uma espécie de cera em suas folhas que contribui para que conserve calor e umidade para a sobrevivência, as arvores possuem formato de cones também é um tipo de adaptação, para que não acumule neve em suas folhas proporcionadas maior sobrevivência das mesmas.

A sua fauna já é mais diversificada possuem animais como linces, lebres, raposas, insetos e ate mesmo aves, na época do verão algumas espécies procuram lugares com mais frio.

Alguns países como Canadá, usam as arvores da taiga como matéria prima para produção de papel, para atividades econômicas.

//www.ri.net/schools/West_Warwick/manateeproject/Taiga

TUNDRA
Tundra significa planície sem arvores, é um tipo de vegetação rasteira, e é o bioma mais frio do mundo, ela é dividida em dois tipos sendo;

Tundra Alpina, situado próximo ao pólo norte, recebendo pouca luz, pouca chuva, e o clima bastante frio e seco, a maior parte do ano o solo apresenta-se com gelo. O verão tem a duração de dois meses, os animais presentes neste local permanecem somente no verão, pois na época de frio intenso eles migram para locais mais quentes. A vegetação predominante possui líquens  apesar das condições do local ser desfavorável para existir vegetação, possui grande variedades de plantas.

Temos também à Tundra Alpina, é encontrado no alto de montanhas, o local é muito frio e ventoso, não possui arvores, no verão a tundra fica cheia de animais como; cabras da montanha, alces, e ate mesmos insetos como gafanhotos, borboletas.

www.infoescola.com/geografia/tundra/&docid

Bibliografia:


  

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Respostas das questões sobre Limnologia, com a dupla Fabyana Carolina e Cintia Diniz


01.  Comente a respeito do item 5.3.4 (página 70 em diante, considerando formação das lagoas em nossa região).

As formações de lagos encontrados em nossa região são conhecidas como “Lagos Dolinas”, ou Lagos formado pela erosão de rochas calcarias, eles são resultantes em maior parte, excesso D’água em depressões devido à solubilização de rochas calcarias. O Lagos Dolinas é encontrado nas regiões calcarias, encontrado em parte da Florida. No Brasil, é encontrada em Minas Gerais, próximo a cidade de Uberlândia.

 
02. Quais os significados das expressões limnologia, ictiologia, plâncton, nécton, bênton, "à montante" e "à jusante"? (Use outras fontes de pesquisa, se for o caso.)

Limnologia: Etimologicamente Falando A Palavra Limnologia Vem Do Grego “Limné”, que Significa Lago, Definindo Então Como Estudo Ecológico De Todas As Massas D’água. 

Ictiologia: Rama da zoologia que estuda os peixes

Plâncton: é o conjunto de algas microscópicas, protozoários, que vivem nas águas dos mares.

Nécton: O nécton é conjunto dos animais marinhos que se movem livremente na água, com o auxílio dos seus órgãos locomotores.

Bênton: são aqueles animais que vivem associados ao solo marinho.

À Montante: À Montante, é todo ponto referencial ou seção de rio que se situa antes deste ponto referencial qualquer de um curso de água.

Á Jusante: É todo ponto referencial ou seção de rio que se situa antes deste ponto referencial qualquer de um curso de água.

    

03. Considere os efeitos negativos dos grandes lagos artificiais (páginas 91 e 92).

a)    Escolha três dos efeitos citados e comente a respeito deles.

·        Aumento da transpiração e/ou evapotranspiração, ocasionando alterações climáticas locais ou regionais.

Dar-se esse efeito pelo aumento da umidade relativa do ar em áreas desérticas, a grande superfície da água criada pelo represamento permite maior evaporação, podendo também ocorrer o contraio que é a transpiração vegetal diminuindo a umidade relativa do ar.


·      Maior possibilidade de deslizamento e tremores de terra em virtude do peso das águas representadas e/ou da barragem.

Em diversas áreas do país foram encontrados formação de grandes reservatórios artificiais que causou terremotos de intensidades leves e médias, em regiões que se consideram livres de atividades sísmicas, os abalos sísmicos se restringiram a lugares com reservatórios, sem causar         abalos nas regiões mais distantes, os abalos foram causados pela adaptação das formações geológicas dessas áreas, às pressões hidrostáticas elevadas e às condições pela infiltração da água.

·       Grandes riscos de desaparecimento de espécies vegetais e animais raros ou em extinção na área.

Este efeito pode ser observado quando há o fechamento da represa, e também anos depois. Os seres aquáticos e terrestres sofrem consequências imediatas das alterações do regime hidrológico. Com a ausência de períodos sazonamento de cheia e seca, muitas espécies vegetais e animais têm seu ciclo de crescimento e reprodutivo bem alterado, o que leva muitas populações a forte redução ou mesmo extinção  



b)    Procure identificar algum outro efeito não citado e comente a respeito dele.


·         Impacto visual

A modificação visual é inevitável, mesmo quando o desmatamento é feito com cuidado, no local modificado pela faixa de oscilação do nível do reservatório, sempre permanece o aspecto de uma natureza morta. Às vezes, as novas margens se tornam pantanosas, podendo constituir em focos de vetores de doenças endêmicas.

04. Comente a respeito das três regiões (compartimentos) indicadas na figura 6.1.

·         Região litorânea

É uma região que pode ser considerada de transição entre o ecossistema terrestre e o lacustre, também é um local com diversos nichos ecológicos, possui muitas espécies como exemplo; crustáceos e moluscos, apresenta-se todos os novéis tróficos de um ecossistemas sendo de produtores ate consumidores.

·         Região limnética ou pelágica

Esta região esta encontrada em quase todos os ecossistemas aquáticos possui uma comunidade de plâncton outra comunidade típica encontrada nesta região é o Nécton que possui movimentos próprios e por isso encontrado em regiões profundas.  

·         Região Profunda

Por não haver penetração de luz se da a ausência de fotoautróficos, possui invertebrados aquáticos como por exemplo oligoquetos. Os bentos encontrados na região profunda dependem de alimentos disponíveis e teor de oxigênio.





Bibliografias:

Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados    

ESTEVES, F.A., Fundamentos de Limnologia, 2a edição, 1998.

segunda-feira, 4 de junho de 2012


REPRODUÇAO ASSEXUADA DAS PLANTAS

Introdução

A reprodução assexuada pode ser feita naturalmente ou humanamente, ela é feita na raiz ou no caule. O homem pensando em melhor produzir as plantas e fazer grande quantidade delas desenvolveu algumas técnicas de reprodução como: a estaquia, mergulhia, alporquia, e a enxertia.

v  Estaquia

Para se obter esse processo deve-se corta os ramos das arvores que possui gema e depois enterra a parte que cortou por debaixo da terra. Algum tempo depois ira surgir uma planta nova. O ramo cortado tem o nome de muda.

v  Mergulhia

É enterrada parte de um ramo debaixo da terra, depois de certo tempo vai nascer raízes e assim outros ramos separando-os em outro local dando origem a novas plantas.

v  Aporquia

Este se da por um pequeno corte nos ramos que é colocado em local com terra úmida e enrolado no plastico, quando formar raízes, corta-se então o ramo pela parte inferior do descascamento e faz-se o plantio

v  Enxertia

É escolhida a planta que tem raiz forte e resistente, ela é cortada próxima ao solo o local é chamado de garfo e é utilizada para receber enxerto, utiliza-se, portanto uma planta de mesma espécie chamada de porta-enxerto, finalmente, encaixa-se o garfo e o cavalo no corte, de modo que as duas plantas entrem em contato



Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

FISIOLOGIA VEGETAL

Hormônios vegetais

Os hormônios vegetais regulam o crescimento e desenvolvimento das plantas, os hormônios são substancias orgânicas produzidas em determinadas regiões das plantas. Eles atuam em menores quantidades, afetando o funcionamento de células especificas chamado de célula-alvo do hormônio.

Funções:

v  Acido abscísico



1)      Uma das funções desse hormônio é a alteração que a planta sofre quando submetida a condições adversas. Um exemplo é quando planta diminui o suprimento de água, a concentração desse hormônio aumenta muito nas folhas fazendo com que as células-guardas dos estômatos eliminem potássio e perca água, fechando a abertura ostiolar.

2)      Outra função é causar dormência de sementes, impedindo a germinação prematura.



v  Citocininas

1)      As citocininas estimulam as gemas e assim desenvolvem. A gema apical é removida, a auxina cessa e a citocininas auxiliam no desenvolvimento das gemas laterais.

2)      Elas retardam o envelhecimento das plantas, colocando citocininas nos vasos das plantas faz com que as flores durem por mais tempo, pratica feita em muitos comércios como floriculturas.



v  Giberelinas

1)      Este promove o crescimento de caule e de folhas, estimulando as divisões celulares quanto o alongamento das células. É pouco significativo no crescimento das raízes.

2)      Esse hormônio é responsável também nas germinações das sementes através de uma degradação que tem com produtos finais é açucares e aminoácidos, que são absorvidas pelas células do embrião e utilizadas para seu crescimento através da matéria-prima.



v  Etileno

1)      Acelera o amadurecimento de frutos, técnica muito usada em comércios de frutas, pois eles podem colher os frutos mais verdes e acelerar seu amadurecimento pela queima de serragem nas câmeras de armazenamento, fazendo com que libere o etileno.

2)      O etileno participa da abscisão das folhas junto com auxina, em regiões onde a característica é temperado, a uma concentração de auxina diminui no outono, o que causa produção de etileno fazendo com que as folhas caem.





v  Auxinas

1)    Uma das funções da auxina é estimular o alongamento das células e, assim, promover o crescimento da planta.

2)    A auxina também faz reações fototrópicas. Visto que a luz aparentemente tende a destruir uma auxina no meristema, a parte do broto que fica distante da luz sofrerá um maior alongamento celular, e fará com que a extremidade do broto se curve na direção da luz.

3)    Ela também é responsável por fenômeno chamado dominância apical, botões laterais ao longo do caule de uma planta são controlados pela presença de um botão terminal, ou apical.

Bibliografia:

Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Biologia dos organismos, vol. 2, 2° edição, capitulo 8, item 8.5, Hormônios vegetais pag. 242,   Jose Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho.

Discussões entre John Needham e Lazzaro Spallanzani

                                                       Abiogênese versus Biogênese
Por volta do sec. XIX, grandes cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados de corpos de cadáveres em decomposição, essa interpretação ficou conhecida como geração espontânea ou abiogênese.
Foram muito contestadas essas teses, e se apresentaram vários argumentos favoráveis para a biogênese, que diz que todos os seres vivos originam-se de seres preexistentes.


v  Começou então os experimentos, abiogênese versus biogênese
Needham, John (1713-1481), realizou em 1745 experimentos que era a fervura de frascos durante trinta minutos contendo caldos nutritivos, isso para provar que os micróbios surgiram de geração espontânea. Após o processo de fervura ele lacrava os frascos com rolhas e o deixava em repouso por dias, após o processo ele examinava o experimento e o analisava em microscópios e notava a presença de microorganismos.
Mais tarde em 1770 Spallanzani, Lazzaro (1729-1799), realiza o mesmo experimento porem com algumas modificações. Spallanzani colocou os caldos nutritivos em balões hermeticamente fechados, e o deixou ferver em caldeirões, e observou depois do experimento que não havia microorganismos, resultado que tornava o diferente de John Needham.
Em virtude dos fatos acima se pode dizer que o experimento de Needham era para provar à abiogênese existia, ou seja, os micróbios apareciam em geração espontânea, já Spallanzani defendia à biogênese que foi provada com seu experimento, e criticou Needham dizendo que ele submeteu o experimento a pouco tempo de fervura e não teria dado tempo suficiente para o caldo nutritivo ser esterilizado. Em 1860 houve muita polemica sobre este estudo, ate que a abiogênese teve o seu fim.

Bibliografia:
Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Salinizaçao dos Solos


v  Salinização Dos Solos

Se da o nome de salinização, o processo de acúmulo de sal no solo podendo ocorrer em locais áridos e semi-áridos. A salinização ocorre por vários motivos um deles é o uso descontrolado de irrigação em climas secos e que apresentam o solo pesado, fazendo com que haja grande acumulo de sais no solo, porque os mesmos não são levados pela forma da precipitação. A salinização pode ocorrer de duas formas a forma PRIMARIA: são as características naturais do solo, e a forma SECUNDARIA: causadas pelas atividades humanas.

v  Influencia Da Alta Concentração Sais Minerais No Solo

Uma das principais influencia dessa concentração é elevação do seu potencial osmótico, diminuindo a disponibilidade de água presente no solo. A acumulação de sais pode causar a desertificação nos climas secos e em climas úmido ocorrendo a salinização que afeta a germinação, e a densidade das culturas.

v Desenvolvimento das plantas

Os sais têm efeito significante no crescimento das plantas, elas extraem a água do solo quando as forças de emebiçao dos tecidos das raízes são superiores às forças de retenção da água exercida pelo solo. A alta concentração de sais no solo afeta em forma negativa no crescimento das plantas; os sais causam redução na infiltração de água no solo, as raízes das plantas podem não receber água em quantidade suficiente; essas elevadas concentrações de sais como, por exemplo, sulfatos de cálcio, magnésio, prejudicam no crescimento das plantas através da sua toxidade diretamente falando e aumentando o seu potencial osmótico de forma indireta.

Salinização do solo (foto de G. Quaranta)
Salinização do solo (foto de G. Quaranta)








Bibliografia:

http://www.angelfire.com/nb/irrigation/textos/saliniza.htm

http://geografia.fcsh.unl.pt/lucinda/Leaflets/B3_Leaflet_PT.pdf

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Importancia da Agua

v  Abundancia e disponibilidade
Em nosso planeta a água é muito abundante, ela abrange cerca de 70% da superfície terrestre, hoje em dia o consumo de água em nossas casas e até mesmo em indústrias vem se tornando cada vez mais alto, e é algo de se preocupar, pois apesar de parte do nosso planeta possuir água somente 3% dela é água doce, pois 2% estão distribuídas em geleiras, icebergs, e subsolos profundos, sobrando em disponibilidade para o homem 1%.


v  Porcentagem nos seres vivos
Semelhante a superfície da terra, 70% do o nosso corpo é constituído por água, variando de cada organismo, por exemplo, um idoso tem 40% do seu peso em água. Não só o ser humano mais também todo ser vivo possui uma porcentagem em seu organismo, como a galinha que possui 74%, o peixe 67%. 
A água  transporta alimento e oxigênio junto com o sangue.  
Nos vegetais a água dissolve os elementos do solo e os transporta das raízes para as folhas.
v  Água como solvente
A água é conhecida mundialmente como solvente universal, pelo fato de dissolver quase todas as substâncias. As soluções são formadas por solventes e solutos, os solventes são apresentados na maioria das vezes com maior quantidade, já os solutos em menor quantidade, um exemplo é a água e o sal, a água como solvente e o sal como soluto.

v  Participação da água no metabolismo (reagente e produto)
As reações que ocorre em nosso organismo são chamadas de metabolismo, e água participa das reações tanto como reagente quanto produto; como reagente ela recebe o nome de hidrolise do grego “quebra”, isto é, pelo fato da água promover quebra da molécula que reage com ela. O produto, recebe o nome de síntese de desidratação porque é retirado átomos de hidrogênio e oxigênio da molécula unindo-se formando a molécula de água, isso acontece nas ligações entre aminoácidos para forma as proteínas.
v  Tensão superficial
Tensão superficial é resistência oferecida pela superfície, com as forças intermoleculares, encontrado na superfície livre de um liquido. Um grande exemplo é quando se coloca uma agulha sobre a superfície da água, o qual depende da adesão, que é a união de diferentes substâncias, isso acontece pelo fato da água possuir cargas negativas e positivas, aderindo fortemente qualquer molécula carregada.    
v  Calor especifico
È a quantidade calor necessária para aumentar um grau de uma substância. O calor específico da água é de 4.185,5 joules por quilograma e grau. E necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor, para alterar sua temperatura; somente amônia em seu estado liquido possui mais calor especifico.  A água possui o calor especifico muito alto, ela participa no equilíbrio da temperatura na célula, detendo mudanças rápidas de temperatura podendo afetar no metabolismo celular. O controle da temperatura corporal é controlada pelo cérebro em uma parte chamada hipotálamo, a temperatura do nosso corpo pode variar por muitos motivos, como por exemplo ingestão de alimentos, pratica de esportes e outros.

v  Osmose
Osmose é a passagem de água do meio menos concentrado para o que tem maior concentração, a osmose tem um auxilio de uma membrana semipermeável permitindo a passagem somente do solvente não permitindo a passagem do soluto.
Bibliografia:
Copyright © 2008 - 2012 Só Biologia. Todos os direitos reservados.