segunda-feira, 4 de junho de 2012


REPRODUÇAO ASSEXUADA DAS PLANTAS

Introdução

A reprodução assexuada pode ser feita naturalmente ou humanamente, ela é feita na raiz ou no caule. O homem pensando em melhor produzir as plantas e fazer grande quantidade delas desenvolveu algumas técnicas de reprodução como: a estaquia, mergulhia, alporquia, e a enxertia.

v  Estaquia

Para se obter esse processo deve-se corta os ramos das arvores que possui gema e depois enterra a parte que cortou por debaixo da terra. Algum tempo depois ira surgir uma planta nova. O ramo cortado tem o nome de muda.

v  Mergulhia

É enterrada parte de um ramo debaixo da terra, depois de certo tempo vai nascer raízes e assim outros ramos separando-os em outro local dando origem a novas plantas.

v  Aporquia

Este se da por um pequeno corte nos ramos que é colocado em local com terra úmida e enrolado no plastico, quando formar raízes, corta-se então o ramo pela parte inferior do descascamento e faz-se o plantio

v  Enxertia

É escolhida a planta que tem raiz forte e resistente, ela é cortada próxima ao solo o local é chamado de garfo e é utilizada para receber enxerto, utiliza-se, portanto uma planta de mesma espécie chamada de porta-enxerto, finalmente, encaixa-se o garfo e o cavalo no corte, de modo que as duas plantas entrem em contato



Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário