segunda-feira, 4 de junho de 2012

Discussões entre John Needham e Lazzaro Spallanzani

                                                       Abiogênese versus Biogênese
Por volta do sec. XIX, grandes cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados de corpos de cadáveres em decomposição, essa interpretação ficou conhecida como geração espontânea ou abiogênese.
Foram muito contestadas essas teses, e se apresentaram vários argumentos favoráveis para a biogênese, que diz que todos os seres vivos originam-se de seres preexistentes.


v  Começou então os experimentos, abiogênese versus biogênese
Needham, John (1713-1481), realizou em 1745 experimentos que era a fervura de frascos durante trinta minutos contendo caldos nutritivos, isso para provar que os micróbios surgiram de geração espontânea. Após o processo de fervura ele lacrava os frascos com rolhas e o deixava em repouso por dias, após o processo ele examinava o experimento e o analisava em microscópios e notava a presença de microorganismos.
Mais tarde em 1770 Spallanzani, Lazzaro (1729-1799), realiza o mesmo experimento porem com algumas modificações. Spallanzani colocou os caldos nutritivos em balões hermeticamente fechados, e o deixou ferver em caldeirões, e observou depois do experimento que não havia microorganismos, resultado que tornava o diferente de John Needham.
Em virtude dos fatos acima se pode dizer que o experimento de Needham era para provar à abiogênese existia, ou seja, os micróbios apareciam em geração espontânea, já Spallanzani defendia à biogênese que foi provada com seu experimento, e criticou Needham dizendo que ele submeteu o experimento a pouco tempo de fervura e não teria dado tempo suficiente para o caldo nutritivo ser esterilizado. Em 1860 houve muita polemica sobre este estudo, ate que a abiogênese teve o seu fim.

Bibliografia:
Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

8 comentários: